top of page

Anvisa aprova Projeto-Piloto de Sandbox Regulatório para produtos personalizados

A Anvisa deu um passo importante rumo à inovação e modernização regulatória ao aprovar, em 8 de outubro de 2025, o edital de chamamento para o Projeto-Piloto do Ambiente Regulatório Experimental (Sandbox Regulatório), voltado a produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes personalizados.

A iniciativa pioneira tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a experimentação de novos modelos de negócio, permitindo que empresas testem soluções inovadoras diretamente nos pontos de venda. Entre elas, estão os cosméticos personalizados, cujas formulações podem ser ajustadas no momento da compra, de acordo com as necessidades e preferências individuais dos consumidores.

O sandbox regulatório proporcionará condições regulatórias diferenciadas e temporárias, com flexibilização de algumas normas, sempre sob monitoramento e supervisão da Anvisa, garantindo a segurança e a conformidade dos produtos testados.

“Com o sandbox regulatório, abrimos as portas para a experimentação de novas tecnologias e modelos de negócio que podem transformar a forma como os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes são oferecidos aos consumidores, mantendo sempre a segurança como nossa prioridade máxima”, destacou Leandro Safatle, diretor-presidente da Anvisa.

O edital contemplará até cinco projetos inovadores, envolvendo fabricantes, importadores, varejistas e startups que atuem com tecnologias voltadas à personalização. As inscrições estarão abertas de 20 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026.

Ao final do projeto, as evidências coletadas poderão subsidiar a construção de um novo marco regulatório para produtos personalizados, contribuindo para um ambiente regulatório mais ágil, moderno e favorável à inovação no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.


 
 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page